Meio Ambiente e educação








O primeiro que ler este título vai achar ridículo, vai ficar tipo inconformado, pq colocar um título desses? Ele irá dizer...
Novamente, explico!
Meio ambiente, todo mundo fala que devemos respeitá-lo, plantar árvores, não cortá-las, e chega no dia seguinte, mata uma pessoa pois ela não estava respeitando o dito ambiente. Quem está errado nisso? A pessoa que matou tentando proteger o meio ambiente, ou a outra que se beneficiava causando males ao meio ambiente? AS DUAS ESTÃO ERRADAS! Uma por achar que pode fazer tudo por acreditar que salvar SOMENTE o meio ambiente é salvar o mundo e outra por achar que estraga-lo também irá ajudá-lo. Mas afinal, o que é meio ambiente?
Definições de dicionários não servem nesse caso, pois o que irei falar depende muito de lógica e ensino geral. Meio ambiente é onde vivemos, com quem convivemos e como convivemos com os seres vivos e com o "terreno" onde vivemos, ou seja, quando falam que devemos respeitar o meio ambiente, não deveriam estar se referindo somente as matas e florestas, e sim ao geral, humanos,matas e animais. Não adianta eu ajudar a reflorestar 100 hectares de floresta e no dia seguinte ir comer um churrasco na minha casa da colina, pois eu estarei rompendo a corrente do meio ambiente: Humanos <--> Natureza <--> Animais, para ser realmente um "protetor" do meio ambiente, é necessário que você invista e respeite os três aspectos, Matas, humanso e animais.
Como podemos ensinar isso? É fácil! Onde mais as crianças aprendem? Na escola! Como Leonardo Da Vinci disse: "Ensinem as crianças, para não precisar punir aos adultos". Essa frase retrata o que precisaria ser feito nesta opinião que estou dando agora e para tudo, se as crianças fossem ensinadas já na escola, no ensino fundamental, coisas básicas, sobre drogas, bebidas, morte etc,elas não teriam problemas no futuro, muitos estão falando que ensinam isso na escola, e é verdade, ensinam, mas o que complica é quando chegam em casa, se na escola ensinam que não pode beber e talz e o garoto (a) chega em casa e tá lá o pai se acabando no whyskey, o garoto (a) vai ficar confuso e não vai saber qual é o certo (já que o pai é o exemplo pro filho certo?), e é capaz que o garoto seja inda pior que o pai, já que não sabe distinguir o que é certo ou errado. Onde quero chegar é que educação também não é só aprender a somar, se o a tem acento ou não, é aprender a PENSAR! Ou seja, não vem só da escola, vem dos pais, dos amigos e tudo ao redor dele. Se o garoto vive em um lugar perigoso, tem mais probilidade que ele também seja perigoso, já que o lugar o ajudou a pensar assim.
Resumindo, COM EDUCAÇÃO SE CHEGA LONGE!
Se for falar sobre o assunto ele é incabável, provavelmente irei falar denovo sobre ele, e se bobia até repeti-lo.
Abraços!

0 comentários: