.Eco

Graças a uma mudança nas políticas da Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet (ICANN, na sigla em inglês), a partir do ano de 2010 organizações e empresas poderão propor extensões para novos domínios na internet. Por exemplo, terminações como “.com” e “.net” poderiam se diversificar para incluir referências a diferentes áreas, lugares ou temas.

Logo-de-dot-eco-big-room Mobilizados por esta possibilidade e pela crescente expansão de temas relacionados à ecologia ao redor do mundo, em março de 2009 um grupo de personalidades e organizações anunciou que solicitaria a criação da extensão “.eco”. Ela teria o objetivo de identificar empresas e iniciativas ligadas ao meio ambiente.

Sob o nome de Dot Eco LLC, o grupo tem o apoio do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, de organizações como a Fundação Surfrider, além de outras personalidades do mundo do entretenimento e do setor ambiental.

Logo-de-support-dot-ecoNo entanto, parece que a obtenção desta liceça não será tão fácil. Alguns meses depois, a empresa canadense Big Room, que também tenta administrar o domínio, lançou a iniciativa “DotEco”. Segundo sua proposta, o domínio também serviria para oferecer informações detalhadas sobre os aspectos verdes das empresas e organizações que o solicitem.

Qual a diferença entre as duas propostas? A primeira delas, a Dot Eco LLC, propõe que o domínio “.eco” sirva para que as empresas disponham de um lugar específico para divulgar seus esforços ecológicos. Desta forma, além de “.com” e de “.org”, uma empresa poderia usar a extensão “.eco” para disseminar informações sobre seus planos ambientais ou esforços de responsabilidade social e empresarial.
Esta iniciativa propões oferecer o domínio sem encargos adicionais a organizações ambientalistas e por um custo menor do que os domínios “.com”. Além disso, assegura que 50% dos ganhos obtidos seriam destinados a causas ambientais ou beneficentes.

A proposta da Big Room, por sua vez, é muito mais completa. As empresas e organizações precisariam “merecer” o domínio “.eco” e, para isso, está sendo desenvolvido um teste e um formulário de registro especial. Este grupo também assegura que destinará parte de seus lucros a organizações ambientalistas e empresas que contribuam com a causa.

Várias semanas depois do lançamento da Big Room, a DotEco LCC divulgou um vídeo solicitando apoio para sua iniciativa, com a participação de personalidades conhecidas, como Al Gore.

Mas como esta guerra dos domínios poderia nos afetar? Dependendo da iniciativa que irá prosperar, o domínio “.eco” poderia se tornar uma espécie de certificação para iniciativas verdes, não só oferecendo uma indicação direta de que uma empresa é responsável, mas também fornecendo informações detalhadas sobre as razões de ter obtido o domínio e em que consiste seu negócio.

Com a grande quantidade de iniciativas que estão surgindo em torno da questão ambiental (muitas delas de procedência duvidosa), isso poderia se traduzir em maior transparência para os consumidores interessados em saber mais sobre o perfil verde de uma empresa. Mas ainda teremos de esperar. Calcula-se que a decisão sobre quem administrará a extensão “.eco” e sob quais condições não será conhecida antes de 2010.

Fontes: ICANN () SupportDotEco.com () DotEco.info () Big Room ( )

Imagens:
Logo da iniciativa de Big Room. ©DotEco.info.
Imagem do grupo Dot Eco LCC. ©SupportDotEco.com


Bem, esta foi Ctrlc ctrlv TOTAAAAL!

Só sei se lançar .eco eu vou ser ^^'

0 comentários: