Navio ou Avião?


Estou postando sobre isso aqui pois é uma dúvida que eu tenho e não sei responder, aproveito também para falar sobre isso. O "isso" que estou falando é qual que polui mais, o navio ou o avião. Eu sei que poderia ter procurado em algum lugar sobre isso e tal, mas quero falar sobre o assunto e tentar cessar essa dúvida.
Vamos começar pelo avião: Ele é um dos meios mais usados para viajar por todo o mundo, pois é rápido e dependendo do lugar e da companhia chega até ser um preço "acessível" (eu acho que deveria ser mais caro), suas emissões de CO2 são inimagináveis e não há um lugar no mundo onde já não tenha passado um avião (pela antartida deve ter algum ponto, mas não vem ao caso). Os novos aviões devem poluir "menos", mas o menos deles deve ser ainda uma enorme quantidade, já os antigos, meu deus, devem poluir MUUUUITO.
Agora os navios, barcos e outros meios navais. Eu vi um programa faz um tempo em que os caras tinham o projeto de construir um barco movido a energia do sol, e para isso, viram o quanto um pequeno motor soltava de óleo (para comparar depois). Meu, te juro, em cinco minutos ligado, o motor soltou de óleo na água o equivalente a uma 2 coleheres de sopa (não sabia outro jeito de explicar). Agora imagine a cidade de veneza que só se move pela água, se não me engano são uns 300 barcos que tem naquela cidade como meio de transporte, agora imagine 300 barcos soltando 2 colheres de sopa de óleo a cada cinco minutos, isso dá 600 colheres de sopa a cada cinco minutos, o que dá 7200 colheeres de sopa por hora, pelo Wikipedia, cada colher de sopa tem 15 Ml, então 2 tem 30, 30X7200=216000ml, 216000ML = 216 Litros, sendo assim 216 litros de óleo jogados na água a cada hora em veneza (SÓ EM VENEZA), e isso ainda um barco de pequeno porte (pouquíssimo porte), agora imagine um navio de cruzeiro que tem uns 10 andares de altura e 300 metros de comprimento o quanto deve poluir (certo que ele deve ser muito tecnológico mas deve poluir muuuuito do mesmo jeito), sem falar que o que o navio/barco polui é tanto no ar quanto no mar (nossa maior riqueza).
Bem, já dei minha opinião, tirem suas próprias, abraço!

0 comentários: