O Papel higiênico


Bem, tava navegando pela web vendo se tinha mais coisa para postar quando me deparei com uma matéria no PlanetaSustentável sobre o que seria melhor para o ambiente, jogar papel higiênico no lixo ou no vaso sanitário, na hora pensei: "Obvio que no lixo", pois tinha lido a um tempo atrás que no vaso sanitário era ruim pois fazia que gastassem mais em tratamento sanitário pois ficava entupido nos canos, mas depois que li, vi que eles falavam outra coisa, que se você fosse mais pobre (to brincando não falaram desse jeito) e usasse um papel higiênico pior (mais grosso e duro, NÃO PENSEM BESTEIRA!) seria melhor você jogar no saco plástico(lixo convencional), mas se você usasse aquele papel que é mais fino e absorve mais, seria melhor você jogar no vaso sanitário, pois no próprio caminho até uma estação de tratamento de esgoto o papel já teria se desmanchado. Então é isso aí, comprem papel higiênico mais caro e ajudem o meio ambiente, :D.
Abaixo a matéria completa:


Se o papel for fino, daqueles macios, de folha dupla, que se dissolvem na água, jogue-o na privada. Quando passar pelo sistema de tratamento de esgoto, ele será filtrado e, juntamente com os outros resíduos sólidos, levado a um aterro sanitário – que é pra onde ele iria se você o tivesse jogado no lixo. A diferença é que, nesse processo, você economiza em saquinhos plásticos para embalar o lixo. Eles, sim, fazem muita diferença para o ambiente: enquanto o papel leva 4 meses pra se degradar, o saquinho leva cerca de 40 anos.

Agora, se o papel que você usa não é dos melhores, o jeito é jogá-lo no lixo mesmo. Apesar de não ser capaz de, sozinho, bloquear o fluxo de água na rede de esgoto, seus resíduos podem piorar entupimentos já formados durante o percurso rumo à estação. O mesmo vale para cidades em que não há tratamento de esgoto: nesse caso, o papel vai direto para os rios, contribuindo para a poluição das águas.

Fonte:http://planetasustentavel.abril.uol.com.br/noticia/lixo/conteudo_289117.shtml

0 comentários: